boo

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Bolivia


Boa tarde!
Ontem na Bolívia houve um plebiscito que foi ganho pelo voto do SIM. Aqui em nossa mídia quase nada se falou e o pouco que foi dito, não esclareceu, mas sim confundiu e criou uma idéia errada do que está realmente acontecendo.
A Bolívia era parte integrante do antigo império Inca que, segundo historiadores europeus e americanos, foi o império mais rico que existiu no planeta Terra. Não teve no mundo riqueza igual. Os romanos, indianos, gregos, turcos, todos os impérios que já passaram pela face deste planeta não igualaram a ele em riqueza.
Desde que foi destruído pela colonização européia, os povos nativos que antes faziam parte deste rico império, ficaram legados às margens da sociedade, convivendo com a pobreza, os descasos do Estado, com a violência e a falta de respeito que todos têm direito. Os descendentes dos dominadores sempre reinaram e fizeram as leis. Leis estas não para favorecer ao povo, mas a uma pequena minoria. Como dizemos aqui no Brasil: "sempre legislaram em causa própria".
Com a subida de Evo Morales ao poder esta MAIORIA discriminada em sua própria terra passou a ter voz e vez. Este plebiscito veio pra fazer a justiça tão esperada pela população nativa. Aqui no Brasil nosso presidente é incapaz de fazer algo que realmente mexa com as estruturas. Infelizmente, nosso presidente continua o que sempre foi e as minorias continuam a sugar a população. E o triste aqui é que as minorias são eles: Os poderes do país. É triste ver que toda a riqueza capturada por impostos é usada na grande parte pra dar sustento à máquina publica.
Não podemos deixar de dizer que a maquina é todo o Estado e todos os poderes: Executivo, Legislativo e também o Judiciário, que nunca é citado.
Viva o povo Boliviano e que as reformas cheguem aqui!!!