boo

sexta-feira, 8 de maio de 2009

CPI das Escutas Clandestinas: o tiro que saiu pela culatra

"CPI das Escutas Clandestinas: o tiro que saiu pela culatra
A CPI das Escutas Telefônicas foi criada na Câmara dos Deputados sob encomenda do banqueiro Daniel Dantas para crucificar os delegados Protógenes Queiróz e Paulo Lacerda. Entretanto, o tiro saiu pela culatra. No relatório final os deputados perceberam que estavam sendo manipulados pela “bancada de Dantas” e aprovaram relatório que denuncia o banqueiro e não os delegados.
A bancada do banqueiro Daniel Dantas conseguiu provocar estragos na segurança nacional, afastando de suas funções os competentes delegados Protógenes Queiróz e Paulo Lacerda. Protógenes foi afastado das funções e Paulo Lacerda transferido para a Europa. A ABIN passou a ser comandada por delegado que já prestou serviço de segurança ao banqueiro.
Até então a “bancada de Dantas” comemorava, ao lado de setores do Judiciário, a vingança pela prisão do banqueiro financiador de muitos políticos, entre os quais o deputado Marcelo Zaturanski Itagiba (PMDB-RJ), presidente da CPI das Escutas Clandestinas, e Raul Jungmann (PPS-PE), integrante da CPI. Ambos se esforçaram para crucificar Protógenes e Lacerda, mas foram derrotados no final.
Além de sofrer a derrota com o não indiciamento de Protógenes e Lacerda, ainda tiveram de engolir o indiciamento do banqueiro Daniel Dantas, um dos financiadores de suas campanhas eleitorais. Ou seja, era tudo o que eles não queriam. Felizmente, a maioria dos membros da CPI das Escutas Telefônicas ouviu a voz do povo e não se dobrou ao banqueiro condenado.
Delegados como Paulo Lacerda e Protógenes Queiróz tiveram papel decisivo na elucidação de crimes do colarinho branco em nosso país nos últimos anos. As prisões de Paulo Maluf, Pitta, Law Kim Chow, Daniel Dantas, entre outros, são feitos históricos da Polícia Federal na história de moralização nacional e combate à corrupção. O povo brasileiro sabe e reconhece esses feitos como fundamentais na construção de um país melhor para todos.
Durante a sessão de interrogatório do delegado Protógenes Queiróz na Câmara dos Deputados ficou clara a tentativa do deputado Zaturanski Itagiba em conduzir a sessão, ao apresentar slides com frases pejorativas a Protógenes. Os deputados protestaram e os slides deixaram de ser apresentados, marcando a primeira derrota de Itagiba e seu parceiro Raul Jungmann na sessão.
A deputada Iriny Lopes (PT-ES) apresentou o relatório final das atividades da Comissão Parlamentar de Inquéritos das Escutas Telefônicas Clandestinas, e incluiu o indiciamento do banqueiro Daniel Dantas, que teria contratado empresa de escutas telefônicas para grampear conversas durante a compra da Brasil Telecom pela Telecom Itália. O grupo Opportunity era interessado na negociação e teria montado uma verdadeira central de escutas telefônicas para monitorar telefonemas de autoridades e de empresas envolvidas na snegociações.
Agora o relatório será encaminhado ao Ministério Público para se somar a outros processos do banqueiro Daniel Dantas, indiciado pela Polícia Federal por crimes de gestão fraudulenta, formação de quadrilha, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, empréstimo vedado e sonegação fiscal."
www.jornalaguaverde.com.br