boo

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Realizada na Líbia a Primeira Conferência Mundial da Associação dos Apoiadores do Livro Verde



Realizada na Líbia a Primeira Conferência Mundial da Associação dos Apoiadores do Livro Verde

Nos dias 25 e 26 de outubro foi realizada em Trípoli, na Líbia, a Primeira Conferência da Associação dos Apoiadores do Livro Verde, reunindo membros de movimentos pela Democracia Direta e de Movimentos de Comitês Revolucionários de dezenas de países.

Do continente americano participaram delegados do Brasil, Venezuela, Argentina, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Equador, Bolívia, Estados Unidos da América, Canadá, México e Costa Rica.

O evento fez parte das comemorações do 40 aniversário da libertadora Revolução Al Fateh, comandada pelo líder Muamar Kadafi.

O objetivo da Conferência, segundo Ahmed Mohammad Ibrahim, Secretário Geral da Associação Mundial dos Apoiadores do Livro Verde, foi “constituir uma associação não governamental, intelectual, cultural e mundial encarregada de pregar os valores intelectuais e os princípios humanos da Terceira Teoria Universal em todo o mundo”.

A abertura d a Conferência, no dia 25, aconteceu no Palácio do Povo, às 17 horas. A primeira intervenção e saudação aos participantes ficou a cargo do Secretário Geral da Associação dos Apoiadores do Livro Verde. Em seguida falou o Coordenador Geral do Movimento Internacional dos Comitês Revolucionários. As demais intervenções foram feitas por um representante de cada continente, sendo que pela América falaram dois delegados, um pela América do Norte e outro pela América do Sul.

O delegado da América do Sul, o venezuelano José Luiz Uzategui, destacou a construção do socialismo em diversos países do mundo, elogiou a luta do líder Muamar Kadafi ao longo de décadas na construção da União Africana e no apoio aos movimentos de libertação em todo o mundo, principalmente por escrever o Livro Verde, “um guia seguro para os povos conquistarem o verdadeiro poder popular”. Sobre a América Latina, José Luiz Uzátegui lembrou que “o presidente Hugo Chávez resgatou a luta dos libertadores da América Latina, e realiza um governo voltado para a construção do socialismo na Venezuela e em diversos países. Trata-se de uma luta heróica pelo direito dos povos explorados e oprimidos pelo imperialismo norte-americano”.

Por volta das 22 horas a Conferência foi interrompida, sendo retomada no dia seguinte às 16 horas, e finalizada às 20 horas, após a aprovação do Plano Mundial de Trabalho da Associação dos Apoiadores do Livro Verde. Segundo esse plano aprovado por unanimidade dos participantes, serão realizados cursos sobre o Livro Verde em escolas, faculdades e universidades da maioria dos países participantes. Serão montados escritórios regionais ou nacionais para coordenar os trabalhos de divulgação da Terceira Teoria Universal, além de conferências, palestras, debates, exposições e atividades diversas.

Segundo o coordenador do Movimento Democracia Direta no Rio de Janeiro, Armando Bragança, “esta Conferência foi da maior importância para reunir e fortalecer o trabalho dos apoiadores do Livro Verde em diversos países do mundo, fortalecendo os intercâmbios e as atividades conjuntas a serem realizadas nos próximos meses. Para o coordenador do Paraná do Movimento Marcha Verde, José Gil de Almeida, “esta Conferência veio fortalecer o trabalho pela divulgação do Livro Verde porque, como bem falou o líder Muamar Kadafi, depende de cada um dos participantes levar adiante esta luta, trabalhar no sentido de construir a Democracia Direta em cada país, tendo como base o Livro Verde”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário